terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sanfona

O instrumento de hoje é uma homenagem ao avô de Fernanda e Amora, Luis Gonzaga, o nosso "rei do baião". A música tá no sangue !!


A sanfona nada mais é que nome popular dado em algumas regiões do Brasil ao acordeão.
O acordeão é um instrumento musical aerófono composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmônicas de madeira. O som do acordeão é criado forçando o ar do fole por entre duas palhetas(localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas(quando mais distantes, mais grave o som). Quanto mais forte o ar é forçado, mais alto é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo. A maioria dos acordeões tem quatro registros, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla. Portanto, em um acordeão de 4 registros com o registro mestre pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados: 2 Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão.

Veja a Fernanda tocando a sanfoninha em "Terapia de Murga"


Se você tiver alguma sugestão de instrumento que ainda não apareceu, mande uma foto e o nome dele para tiachicafc@gmail.com !!

Fonte: Wikipédia
Fotos e vídeos: arquivo pessoal de fãs

Nenhum comentário: